NOTICIAS E DICAS

Qual a diferença entre limpeza, higienização, sanitização, desinfecção e esterilização?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
limpeza-higienização

Entre tantos processos, saber se a limpeza, higienização, sanitização, desinfecção ou esterilização é o melhor para você faz toda a diferença.

Limpeza, higienização, sanitização, desinfecção e esterilização. Ufa, quantos nomes para serem citados. Mas você sabe o que diferencia cada procedimento? Com a chegada da pandemia, muitas dúvidas vieram à tona quando o assunto é como efetuar a higienização adequada dos ambientes.

Em meio a tantos procedimentos, entender quais são os mais indicados, justamente pela limpeza ser uma das principais maneiras de conter a proliferação do vírus se tornou algo essencial.

Por isso, que tal garantir algumas orientações a respeito e entender sobre as diferenças entre os conceitos de limpeza, higienização, desinfecção, sanitização e esterilização? Vem com a gente para as próximas linhas!

Limpeza

A limpeza consiste na remoção da sujeira de superfícies. Ou seja, nada mais é do que aquele processo que a gente já conhece, que envolve um produto químico no processo convencional de limpeza, com esfregação e enxágue.

Com a limpeza é possível se ter uma redução de até 60% de microbiologia. Entretanto, somente a limpeza não é o suficiente para eliminar todos os vírus e bactérias de um ambiente.

Desinfecção

O processo de desinfecção de um ambiente se resume ao uso e a aplicação de um desinfetante de uso geral. O produto é específico e busca eliminar das superfícies 99,999% dos germes, bactérias e vírus, assim como o Sars-CoV-2, causador do Covid-19.

Com a desinfecção é possível reduzir todos os germes, bactérias e vírus a níveis não patogênicos, com um tempo de contato de 10 minutos.

Higienização

Já a higienização corresponde a combinação entre a limpeza seguida da desinfecção. Quando se fala em realizar uma higienização, podemos entender que a pessoa está fazendo uma limpeza do ambiente, e que na sequência iniciará o processo desinfetante.

Sanitização

A sanitização tem um processo diferenciado e apropriado para indústria alimentícia. O mesmo, portanto, prevê o uso de sanitizantes específicos, que eliminam níveis de componentes microbiológicos. 

Esse é processo delicado, portanto, não se aplicaria ao dia a dia. Isso porque obedece a regras diferentes da desinfecção.

Esterilização

Quando falamos em esterilizar um ambiente falamos de efetuar a eliminação total de germes, inclusive seus esporos. Tudo acontece por meio de processos físicos ou químicos bastante agressivos e restritos. 

É um processo utilizado em situações em que se exige extrema segurança e higiene, como salas cirúrgicas de hospitais ou em locais de biossegurança. O mesmo garante a eliminação total dos microrganismos.

Enfim, cada um desses tópicos cumprem com objetivos diferentes. Para ambientes residenciais e empresas em geral, indicamos sempre o processo de higienização, que limpa e em seguida desinfeta o ambiente. Portanto, atenção a singularidade de cada um e conte conosco para garantir o melhor serviço para você!

NOTÍCIAS E DICAS

OUTRAS NOTICIAS

TIRE SUAS DÚVIDAS AGORA

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

OU

SOMOS ESPECIALIZADOS NA

REGIÃO NORDESTE

Atendemos nossos clientes em todos os estados da Região Nordeste.
Consulte abaixo nossas filiais.

VEJA OS ENDEREÇOS

MATRIZ

NATAL

TERESINA

JUAZEIRO DO NORTE

RECIFE