NOTICIAS E DICAS

O que é certificação LEED?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
certificação leed serval

Conhecer a certificação LEED é algo essencial para todo empreendedor!

Você já ouviu falar na certificação LEED? O documento fornece uma estrutura completa para a criação de edifícios verdes eficientes e de baixo custo. Com essas informações, o desempenho ambiental das construções passa por uma avaliação. Assim, se avalia preenchimento de cada requisito e, por fim, a certificação obtida.

Complexo demais? É comum as dúvidas sobre o assunto. Por isso, nas próximas linhas você poderá conferir em detalhes o que é a certificação LEED e quais os tipos existentes hoje.

O que é certificação LEED?

Leadership in Energy and Environmental Design, ou em português, Liderança em Energia e Design Ambiental. Criada pelo United States Green Building Council no ano de 1993, hoje todo o mundo conhece e procura ter a certificação LEED. Além disso, conta várias modalidades e tipos diferentes. 

O principal intuito da certificação é promover melhores práticas nas construções. Assim, as tornando sustentáveis e colaborando com a mudança da mentalidade do mercado para melhor. Atualmente muitos empreendimentos procuram pelo recurso. Isso, tanto como um meio de se aproximarem do meio ambiente, quanto para garantir uma melhora considerável em contas de luz, água, dentre outras.

Um empreendimento que podemos usar como exemplo no Brasil é o estádio do Mineirão. Nele, toda a água da chuva é reutilizada internamente. Além disso, o mesmo conta com painéis fotovoltaicos para geração de energia solar.

É fato que a certificação LEED garante inúmeras melhorias para a sociedade e meio ambiente. Entretanto, sua função vai além. A mesma contribui também para uma melhora significativa na produtividade dos funcionários. As medidas adotadas, muitas vezes, diminuem consideravelmente a emissão de gases tóxicos. Ou seja, muito mais saúde e bem-estar para todos os funcionários.

Um registro é necessário para que a obtenção da certificação. Atualmente, no Brasil, a certificação LEED é emitida pela Green Building Council Brasil.

Tipos de certificação

Os tipos de certificação LEED mais populares são 4. Dentre eles:

  • BD+C para projetos e construção de edifícios;
  • ID+C para design e construção de interiores;
  • O+M para operação e manutenção de edifícios existentes;
  • ND para desenvolvimento do bairro.

Assim, para conseguir uma dessas certificações, o empreendimento ou projeto precisa atender a uma série de critérios. Os mais comuns e levados em consideração são: Minimum Program Requirements (MPR), Espaço Sustentável (SS) e a Eficiência do uso da água (WE). Além disso, considera-se a Energia e Atmosfera (EA), Materiais e Recursos (MR) e Qualidade ambiental interna (EQ).

Enfim, a certificação LEED garante diversas vantagens ao empreendedor em caráter econômico, social e ambiental o que a torna ainda mais importante na atualidade. Vale destacar que para conseguir a certificação é preciso seguir um determinado processo que você poderá ter mais informações acessando o LEED Online.

Por fim, gostou do conteúdo? Compartilhe com outras pessoas para que conheçam mais sobre o assunto e também sobre nosso trabalho!

NOTÍCIAS E DICAS

OUTRAS NOTICIAS

TIRE SUAS DÚVIDAS AGORA

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

OU

SOMOS ESPECIALIZADOS NA

REGIÃO NORDESTE

Atendemos nossos clientes em todos os estados da Região Nordeste.
Consulte abaixo nossas filiais.

VEJA OS ENDEREÇOS

MATRIZ

NATAL

TERESINA

JUAZEIRO DO NORTE

RECIFE