Quando falamos sobre o sucesso de uma empresa, muitos são os quesitos que estão relacionados e, podemos afirmar, que a limpeza industrial é uma delas.
Já falamos muito sobre a importância da limpeza e higienização de ambientes em nossos demais artigos, mas agora chegou a hora de falar sobre um assunto em específico: a limpeza industrial. Diferente de uma casa ou escritório, uma indústria fica suja bem rápido.
Em alguns segmentos, as máquinas são sensíveis ao pó, o que exige que uma limpeza imediata, pós-uso, seja feita. Mas como proceder? E, acima de tudo, como a nossa empresa pode te ajudar nessa missão? Continue lendo as próximas linhas e saiba como funciona o processo.
O processo da limpeza industrial
A limpeza industrial é um dos pontos que devem fazer parte da rotina de uma indústria ou empresa de grande porte. Isso porque, este serviço inclui itens importantes para um estabelecimento do tipo, como a limpeza de superfície, descarte de resíduos perigosos e demais atividades relacionadas à conservação do ambiente e equipamentos.
Na prática, este tipo de limpeza pode ser dividida em 4 etapas, sendo elas:
Hidrojateamento
Este passo consistem em um sistema que faz uso de um jato d’água de alta pressão. Assim, ele garante uma limpeza pesada, bem como a remoção de contaminantes ou a retirada de revestimentos de uma superfície. É um processo muito indicado para tubulações, trocadores de calor e demais equipamentos do setor industrial.
Impermeabilização e tratamento de pisos
A impermeabilização garante uma boa drenagem da água por parte do piso industrial, impedindo que ela se acumule em baixo do material utilizado. Esse tratamento considera a cor, rugosidade superficial e porosidade do piso. Itens que garantem uma limpeza, manutenção e durabilidade muito maior.

Higienização geral
Bom, não é novidade: a higienização de ambientes é essencial. O processo, quando feito regularmente, evita o acúmulo de mofo, poluentes, resíduos e outros alérgenos. Estes, inclusive, muitas vezes estão ligados diretamente a doenças, lesões ou problemas em máquinas e equipamentos. Assim, toda a indústria se torna mais funcional e segura para o dia a dia de trabalho.
Limpeza de equipamentos
A limpeza de equipamentos é o último passo da limpeza industrial e também um dos mais importantes. Isso porque, esse processo reduz o desgaste dos equipamentos, removendo todos os resíduos prejudiciais e mantendo as máquinas em boas condições de uso. Assim, pode-se reduzir o tempo de inatividade e garantir que todos os equipamentos funcionem com o máximo de eficiência.
A limpeza industrial é realmente importante?
Como você pôde ver nas linhas anteriores, a limpeza industrial influência no bom funcionamento de toda a empresa. Muitas fábricas rodam 24 horas por dia e, assim, não existem um tempo útil para a limpeza dos equipamentos e da indústria como um todo.
Entretanto, ambientes sujos são mais propensos a bactérias desagradáveis que acabam levando doenças para os funcionários. Assim, a limpeza regular e manutenção das ferramentas, bem como equipamentos industriais, garante mais segurança para todos e, é claro, melhora e mantém a eficiência operacional.
Portanto, não deixe a limpeza de lado, pois ela é uma dos pontos essenciais para toda empresa de sucesso.
FONTE
Entenda como funciona uma limpeza industrial. Limpeza.com. Consultado em 22 de janeiro de 2022.