NOTICIAS E DICAS

Green Seal: Tudo sobre o Certificado

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
green seal detalhes

O Green Seal ou selo verde é um importante certificado para as empresas.

Você já ouviu falar sobre o Green Seal? Também conhecido no Brasil como selo verde, o Green Seal é disponibilizado às empresas que atendem aos padrões ambientais. São centenas de produtos e categorias classificadas para a inclusão do selo verde que visam, sobretudo, ser amigas do meio ambiente.

Quer entender melhor sobre o certificado e a sua importância na atualidade? Continue lendo as próximas linhas e confira mais detalhes!

História do Green Seal

Os primeiros rótulos obrigatórios para produtos surgiram em meados de 1940, tendo como objetivo principal a saúde do consumidor. Alguns anos depois, mais precisamente no final da década de 70, uma pressão por parte dos movimentos ambientalistas começou a surgir. Com isso, os primeiros selos verdes surgiram, a fim de atender a esta exigência.

Neste contexto e mediante a regulamentação de muitos países, em 1993 a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) criou a certificação de Gestão Ambiental. Este selo se trata de uma ratificação nacional do ISO 14001, uma certificação internacional que impõe os princípios básicos de uma boa gestão.

Requisitos necessários para obter o selo verde

Para receber o certificado do selo verde o produto ou serviço precisa atender alguns padrões. Estes padrões baseiam-se no ciclo de vida do meio ambiente. Assim, considera-se todos os impactos, como o da extração, fabricação, uso e reutilização ou descarte de matérias-primas.

Durante o processo de avaliação para o recebimento do certificado são considerados diversos pontos. Assim, os principais deles são: a avaliação da rotulagem, marketing e materiais promocionais e auditoria no local de produção. Após a avaliação destes critérios e mediante a um resultado positivo, se disponibiliza a certificação.

Benefícios do Green Seal

Os benefícios garantidos pela certificação são diversos. Inclusive, estes atingem não apenas o meio ambiente, como também a sociedade e a economia.

No meio ambiente, o Green Seal é capaz de reduzir os problemas e impactos ambientais, bem como melhorar as performances ambientais. Já na sociedade o selo verde proporciona uma maior satisfação do consumidor, além de melhoria nas suas condições de vida.

Por fim, na economia, a certificação é capaz de contribuir com o aumento da competitividade. Além disso, colabora para a melhoria do valor da empresa, reconhecimento de liderança e melhoria na imagem geral do empreendimento.

Enfim, o Green Seal é algo essencial para todos os âmbitos. Pensar verde é pensar também nas nossas próximas gerais. Por isso, nós da Serval, trabalhamos firmemente na busca de produtos amigos do meio ambiente que garantam um bom desempenho sem agredir.
Quer conhecer mais sobre o nosso trabalho? Clique aqui!

NOTÍCIAS E DICAS

OUTRAS NOTICIAS

TIRE SUAS DÚVIDAS AGORA

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

OU

SOMOS ESPECIALIZADOS NA

REGIÃO NORDESTE

Atendemos nossos clientes em todos os estados da Região Nordeste.
Consulte abaixo nossas filiais.

VEJA OS ENDEREÇOS

MATRIZ

NATAL

TERESINA

JUAZEIRO DO NORTE

RECIFE